A economia alemã está a caminho de uma recuperação econômica morna, mas os riscos estão inclinados para o lado negativo, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta segunda-feira (23), acrescentando que Berlim deve se concentrar em amortecer o impacto da guerra na Ucrânia e em garantir o fornecimento de gás.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Segundo o FMI, a política fiscal no país, que é a maior economia da Europa, deve ser flexível em um ambiente incerto.
O FMI projeta que o crescimento da economia alemã diminuiria para cerca de 2% neste ano, subindo para um pouco acima de 2% em 2023 se os preços da energia e os gargalos de fornecimento diminuírem e as infecções por covid-19 permanecerem sob controle.
“O crescimento diminuiria em direção ao potencial após 2024”, disse o FMI em seu relatório após uma missão à Alemanha.
“A produção permaneceria abaixo da tendência pré-pandemia no médio prazo, devido aos ventos contrários dos preços elevados da energia ao investimento privado, demanda externa mais fraca e maior incerteza econômica e geopolítica após a guerra”, acrescentou.
Segundo a instituição, as prioridades políticas imediatas de Berlim devem ser garantir o fornecimento de gás, amortecer as consequências da guerra na Ucrânia e aumentar a resiliência da economia.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels