O Brasil tem a quarta maior inflação do G20 este ano. O grupo é formado pelas 19 maiores economias do mundo e a União Europeia (UE).
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
O país está atrás da Turquia (69,9%), Argentina (58%) e Rússia (17,8%).
Em 2022, o Brasil apresenta uma taxa de inflação de 12,1%, seguido de Reino Unido (9%) e EUA (8,3%).
Considerando apenas as taxas de inflação das economias da América Latina, o Brasil fica atrás da Venezuela (172%) e da Argentina (58%).
Entre as principais razões da alta inflação global estão o preço das commodities, a Guerra na Ucrânia e a crise na cadeia de suprimentos – é o que explicam os economistas Tatiana Nogueira, da XP, e Luiz Rabi, da Serasa Experian, segundo o Poder360. Entretanto, questões internas também pressionam a taxa de inflação de cada país .
Mesmo com o alto nível de inflação e as projeções negativas para a economia do Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pareceu otimista em evento em São Paulo na quinta-feira (19): “Está faltando manteiga na Holanda, tem gente brigando na fila da gasolina no interior da Inglaterra, que teve a maior inflação dos últimos 40 anos e vai ter 2 dígitos já já. Eles estão indo para o inferno. Nós já saímos do inferno, conhecemos o caminho e sabemos como se sai rápido do fundo do poço.”, comentou Guedes.
Imagem: Divulgação/G20 Italy