Em dia de agenda esvaziada por aqui e nos Estados Unidos, o Ibovespa futuro sinaliza alta em meio às atenções dos investidores estarem voltadas para a China com os dados mais fracos da economia, uma reabertura gradual em Xangai após vários dias de lockdowns para conter o avanço da covid-19 e com os estímulos do governo chinês ao setor imobiliário com o corte da taxa hipotecária favorece o minério de ferro.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Somado a isso, por aqui o mercado fica atento às notícias em relação à Petrobras. No fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar sobre a política de preços da estatal. A temporada de balanços está na reta final. Hoje serão divulgados os resultados de Magazine Luiza (MGLU3), Eletrobras (ELEt3 e ELET4), Itausa (ITSA4), após o fechamento do mercado.
Na China, as vendas no varejo registraram queda de 11,1% em abril na comparação anual e produção industrial caiu 2,7% na comparação com o ano anterior.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em junho subia 0,34%, aos 108.150 pontos. Os futuros norte-americanos aumentavam. Na Europa, as bolsas operavam mistas. Na Ásia, os índices fecharam mistos.
Ubirajara Silva, gestor de renda variável da Galapagos Capital, disse que dados econômicos na china bem abaixo da expectativa do mercado teve uma reação nos mercados lá fora mais reverteu rapidamente e a sessão de hoje deve ser mais tranquila. Devemos acompanhar a redução dos lockdowns na China e o impacto nos setores de mineração e siderurgia.
O gestor de renda variável da Galapagos também ressaltou que por aqui é importante acompanhar a curva de juros se começar a fechar pode ser interessante para as ações ao mercado interno. Na sexta-feira, esses setores tiveram boa performance.
Silva também enfatizou que os ruídos continuam em relação à Petrobras o que acaba deixando uma espada na empresa e o papel pode não performar tão bem com notícias sobre interferência do governo.
Soraia Budaibes
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels