A produção de petróleo russo pode chegar na sua mínima histórica — o menor valor em 18 anos — com a ampliação das sanções da União Europeia (UE) em relação à Rússia, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
O relatório mensal da AIE, publicado hoje (12), estimou que a Rússia deixou de ofertar 900 mil barris por dia de petróleo durante abril e esse número poderá atingir 3 milhões de bpd a partir de julho.
Em um ano, estima-se que a produção da Rússia se reduzirá para 9,6 milhões de barris diários, marcando o seu menor patamar desde 2004.
No documento, a AIE cortou a projeção da oferta global de petróleo, para 2022, em 100 mil barris por dia – totalizando cerca de 99,2 milhões de bpd no ano. Porém, a estimativa da agência para a demanda mundial da commodity manteve-se em 99,4 milhões de bpd .
Nesta quinta-feira, às 9:30 do horário de Brasília, a cotação dos contratos futuros de Petróleo Brent estão a US$ 105,54 o barril apresentando baixa de 1,79%, devido ao aumento dos estoques de petróleo dos EUA.
Os contratos futuros de petróleo WTI estão cotados em US$ 104,12, com queda de -1,50%. Ambos os dados são baseados nos gráficos da Br Investing.
Imagem: Piqsels