A Bolsa fechou em queda pelo terceiro dia seguido, em um dia de forte aversão ao risco, com os investidores temerosos a uma desaceleração da economia chinesa com os dados econômicos mais fracos e em meio às restrições por causa da política de covid-19 zero. Somado a isso, o mercado teme a um aumento mais agressivo dos juros por parte do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano).
Aqui no Brasil também existe uma preocupação com a alta da inflação e a necessidade de mais aumentos de juros. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do banco Central (BC) elevou para 1 ponto porcentual a taxa básica de juros e deixou a porta aberta para mais altas. Amanhã, o BC divulga a ata do Copom antes da abertura do mercado.
- Aprenda a lucrar nas quedas da Bolsa. Baixe nosso e-book gratuito.
O principal índice da B3 caiu 1,79%, aos 103.250,02 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em junho perdeu 1,52%, aos 104.750 pontos. O giro financeiro foi de R$ 28,6 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam em forte queda.
Thiago Raymon, especialista Wise de Renda Variável, destacou que esse é pior pregão do Ibovespa desde 10 de janeiro, e que a queda “não tem novidades”, já o índice está acompanhando o mercado internacional e as preocupações dos investidores.
Leandro Petrokas, analista CNPI-T e sócio da Quantzed, comentou que o dia de aversão ao risco é explicado por preocupação com China, “risco de elevação de juros nos Estados Unidos em que o mercado não está sabendo interpretar até onde vai esse aumento e cenário interno local também desafiador com inflação alta e o mercado pedindo mais aumento na Selic”. Alguns economistas já trabalham com uma taxa de juros aqui em 13,75% para o final do ano.
Entre os destaques negativos, segundo Petrokas, existem ações com múltiplos mais altos e nesse momento de aversão ao risco “tudo que tem fluxo de caixa muito lá na frente, perde bastante. Locaweb (LWSA3) e TOTVS (TOTS3) caíram 14,44% e 8,25% acompanhando o movimento do setor de tecnologia lá fora.
Outro papel de destaque negativo é a Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) com queda de 14,33%. Segundo o analista CNPI-T e sócio da Quantzed, o mercado não gostou do balanço, apesar de ter revertido o prejuízo.
Um outro analista que não quis se identificar disse que na sessão de hoje fica muito claro que “existem movimentos de desmontes de posições”. Apesar do resultado bom do Itaú (ITUB4), o Merril Lynch vendeu sete milhões de ações do banco. Os papéis caíram 1,42%. Em contrapartida, o Bradesco (BBDC3 e BBDC4) e Santander (SANB11) fecharam em alta.
Ricardo Leite, head de renda variável da Diagrama Investimentos, disse que o mau humor no Ibovespa está totalmente atrelado ao mercado externo com preocupação à economia chinesa. “A balança comercial chinesa mais fraca reflete nas commodities, governo da China dizendo que apoiará apenas alguns setores para buscar o equilíbrio no controle de preços não agradou o mercado, petróleo em queda joga as commodities para baixo”.
Ele ressaltou que o mercado está muito atento aos dados de inflação nos Estados Unidos (CPI, sigla em inglês) que saem na quarta-feira (11) e falas dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano, nesta semana, e “de que forma vão fazer a recalibragem das apostas da política monetária”.
O head de renda variável da Diagrama Investimentos reforçou que o clima está bem pessimista no mercado com essa aversão ao risco e “estamos vendo muito resgate de fundos de renda variável no Brasil e no mundo em que eles precisam diminuir posição para poder devolver dinheiro aos cotistas gerando mais pressão vendedora no mercado”.
Mais cedo, José Costa Gonçalves, analista da Codepe Corretora, disse que o pessimismo no mercado global é atribuído “à preocupação com a China por causa dos dados econômicos mais fracos e a continuidade das medidas de restrições para conter a covid-19. E outro ponto é a desconfiança dos investidores do aumento de 0,50 ponto porcentual (pp) nos juros norte-americanos para as próximas reuniões”.
- Aprenda a lucrar nas quedas da Bolsa. Baixe nosso e-book gratuito.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: unsplash.com