As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam em alta nesta quinta-feira (5) refletindo decisão do Copom, que elevou a taxa Selic para 12,75% ao ano.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Para Bruno Komura, analista da Ouro Preto, o mercado está refletindo a decisão do comitê. Segundo ele, em relação ao comunicado, o Copom deixou em aberto que pode continuar aumentando a taxa de juros e” provavelmente vai aumentar em uma magnitude um pouco menor – e isso já era esperado”.
Em uma sessão de forte aversão ao risco, a Bolsa cai acompanhando o movimento negativo no exterior com os investidores ainda desconfiados com aumento de juros em apenas 0,50 ponto porcentual (pp) em uma economia forte. E por aqui os investidores absorvem a sinalização de que mais aumentos de juros estão por vir.
O dólar acelerou o ritmo de alta e já passa dos R$ 5,00. Mesmo sem surpresas, o aumento dos juros nos Estados Unidos (0,5%), assim como a elevação da Selic (taxa básica de juros) (1,0%), confirma a tendência de juros mais altos nas economias desenvolvidas, refletindo em um cenário menos favorável às moedas emergentes ligadas às commodities, como o real.
De acordo com fonte ouvida pela CMA, “o Banco Central (BC) veio hawkish (duro), falando em mais um aumento na reunião de junho. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) descartou aumentos posteriores de 0,75% e o mercado não esperava isso”.
Veja como estava o mercado por volta das 13h30 (de Brasília):
IBOVESPA: 104.599 pontos (-3,45%)
DÓLAR À VISTA: R$ 5,0540(+3,07%)
DI JAN 2023: 13,230% (+1,73%)
DI JAN 2027: 12,130% (+2,70%)
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels