A China sinalizou que adotará medidas para estabilizar a economia e os mercados financeiros do país, muito afetados pelos surtos locais de covid-19 e pela guerra na Ucrânia.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Segundo a mídia estatal chinesa, o Politburo, um dos principais órgãos de decisão do Partido Comunista, prometeu se esforçar mais para impulsionar o crescimento e, ao mesmo tempo, conter o atual pico de covid-19. A China vem sofrendo há semanas com o aumento de casos da doença e a política de “zero covid” vem pesando na economia do país.
O Politburo afirmou em uma reunião nesta sexta-feira (29) que o governo deve implementar políticas destinadas a apoiar a economia e trabalhar para expandir o consumo e fazer investimentos eficazes para apoiar o crescimento.
“É necessário acelerar a implementação das políticas estabelecidas, implementar políticas como abatimentos fiscais, reduções de impostos e reduções de taxas, e fazer bom uso de vários instrumentos de política monetária”, diz o comunicado sobre a reunião.
O Politburo afirmou ser “necessário responder às preocupações do mercado em tempo hábil, avançar constantemente na reforma do sistema de registro de emissão de ações, introduzir ativamente os investidores de longo prazo e manter o funcionamento estável do mercado de capitais”.
As autoridades também ressaltaram a necessidade de coordenar eficientemente a prevenção e o controle da pandemia e o desenvolvimento econômico e social.
Além disso, a reunião mostrou sinais de que os líderes podem estar interessados internet e incorporadoras.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Wikimedia Commons