Entre os membros do G20, o Brasil está atrás apenas da África do Sul (35,2%) com a pior taxa de desemprego esperada para o grupo. O ranking inclui um conjunto de 102 países.
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista da Wise Investimentos para ter uma segunda opinião.
Brasil é o 9° país com a pior estimativa de desemprego para 2022. A taxa esperada é de 13,7% – valor acima da média global, 7,7%, e da taxa dos países emergentes que é 8,7%.
A projeção para outros países emergentes está em patamares menores. Para a China é esperada uma taxa de desemprego de 3,7% e para a Rússia, que está em guerra, é de 9,3%.
Entres os países latinos americanos o desemprego também tem patamar mais baixo. Na Argentina se estipula uma taxa de 9,2% e no Chile, 7%.
O estudo, elaborado a partir das projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), mostra que em 2021 o Brasil registrou a 16ª pior taxa de desemprego do mundo. Em 2020, o país ocupou a 22ª posição no ranking.
O levantamento é da agência de classificação de risco Austin Rating.
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil