Em dezembro, será lançada a segunda edição de 2023 da Revista de Defesa da Concorrência (RDC). A publicação, eletrônica e gratuita, está recebendo artigos científicos de pesquisadores, estudantes e profissionais da área interessados em submeter seus trabalhos. Para isso, basta acessar as diretrizes para autores, disponíveis no site da RDC. Os artigos serão avaliados sem identificação dos autores e passarão por análise de compatibilidade de conteúdo e de adequação às normas técnicas para formatação do trabalho.
Depois de aprovados na primeira etapa, são apreciados por pareceristas especializados e externos ao Cade, também sem identificação dos autores. Nessa fase, são observados critérios relacionados à contribuição para o conhecimento científico, consistência dos resultados apresentados e caráter inovador do trabalho.
A publicação tem como missão fomentar a produção acadêmica e a difusão do conhecimento sobre defesa da concorrência. Os artigos submetidos à análise da coordenação editorial devem ser inéditos e abordar necessariamente essa temática. Além disso, entre outras regras, os textos precisam ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol.
Em julho, foi lançada a primeira edição de 2023 da RDC que contou com a publicação de dez artigos sobre assuntos relacionados à matéria antitruste.
Primeira edição de 2023
A edição pelo Cade de publicação periódica sobre política de defesa da concorrência teve início em 1975, com o lançamento da “Revista de Direito Econômico”. Em 2004, a revista passou a ser denominada “Revista de Direito da Concorrência” e, desde 2013, leva o nome “Revista de Defesa da Concorrência”.
Em 2015, com apenas dois anos de publicação, a RDC foi qualificada na categoria B2 do “Programa Qualis”, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Na avaliação seguinte, a revista do Cade recebeu qualificação B1. Em janeiro de 2023, a RDC recebeu a classificação A3, subindo ainda mais no conceito de qualidade.
Outra novidade é que a RDC foi indexada à plataforma Scopus, uma base de dados conhecida por sua abrangência e excelência no conteúdo oferecido, além da precisão das ferramentas de pesquisa e análise. Essa indexação é fundamental para ampliar a disseminação dos conhecimentos produzidos pela revista, alcançando com maior efetividade pesquisadores, profissionais e demais interessados nas publicações do periódico.
Acesse as diretrizes e envie seu artigo!
Com informações da assessoria de imprensa do Cade