As perspectivas de crescimento da economia norte-americana estão sendo atrapalhadas pela incerteza causada pelos recentes eventos geopolíticos e o aumento dos preços, afirma o Livro Bege, relatório econômico sobre as 12 principais regiões dos Estados Unidos produzido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
- Seja um investidor global e aproveite as oportunidades do mercado internacional. Baixe o e-book gratuito.
De acordo com o documento, a economia se expandiu em ritmo moderado desde o meio de fevereiro, mas vem apresentando problemas. “A atividade industrial foi sólida em geral na maioria dos distritos, mas os atrasos na cadeia de suprimentos, a rigidez do mercado de trabalho e os custos elevados de insumos continuaram a representar desafios à capacidade das empresas de atender à demanda”, afirma o relatório, que também cita os baixos estoques como responsável pela limitação de vendas de veículos.
De acordo com o Fed, vários distritos relataram ganhos moderados de emprego, apesar dos desafios de contratação e retenção de cargos. Enquanto isso, “os gastos do consumidor aceleraram entre empresas de varejo e serviços não financeiros, à medida que os casos de covid-19 diminuíram em todo o país”.
“A atividade imobiliária comercial acelerou modestamente com o aumento da ocupação de escritórios e da atividade de varejo. Os contatos dos distritos relataram forte demanda contínua por imóveis residenciais, mas oferta limitada”, afirma o documento.
Segundo o banco central norte-americano, as condições agrícolas foram mistas entre as regiões. “Os agricultores foram apoiados pelo aumento dos preços das colheitas, mas as condições de seca foram um desafio em alguns distritos e os custos crescentes dos insumos diminuíram as margens dos produtores em todo o país”, conclui.
- Seja um investidor global e aproveite as oportunidades do mercado internacional. Baixe o e-book gratuito.
Julio Viana / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA