O preço do aluguel na cidade de São Paulo subiu 1,19% de abril de 2021 a março de 2022, de acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi-SP). A variação em 12 meses ficou bem abaixo do Indice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas, que foi de 14,77% em igual intervalo. A variação entre janeiro e fevereiro foi de 2,06%.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Os imóveis de dois dormitórios registraram queda de 1% no mês, seguido pelos imóveis de três dormitórios, com queda de 0,8% no mês e pelos imóveis de um dormitório, com redução de 0,50%.
Em março, o fiador permaneceu como o tipo de garantia mais frequente entre os inquilinos, respondendo por 46% dos contratos de locação. O depósito de três meses de aluguel foi a segunda modalidade mais usada (aproximadamente 39%), seguido do seguro-fiança (15%).
O IVL (Indice de Velocidade de Locação), que avalia o número de dias que se espera até que se assine o contrato de aluguel, indicou que o período de ocupação foi de 34 a 85 dias.
Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados: 34 a 58 dias. Os apartamentos tiveram um ritmo de escoamento mais lento: 35 a 85 dias.
Emerson Lopes
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash