B3
O Ministério das Minas e Energia divulgou ontem (23) a troca no comando da Petrobras. Após apenas 40 dias, José Mauro Coelho será substituído por Caio Mário Paes de Andrade.
Paes de Andrade é o atual secretário de desburocratização do Ministério da Economia, e já foi diretor-presidente do Serpro, empresa responsável pela triagem dos cadastros do auxílio emergencial.
Vale destacar que, para presidir a Petrobras, é necessária experiência de 10 anos no setor de gás e energia, a qual ele não tem, segundo reportagem do UOL.
Tal qual Adolfo Sachsida, o novo presidente é da equipe de Paulo Guedes, um dos mais longevos ministros de Jair Bolsonaro.
Paes de Andrade chegou a ser cogitado para o posto de presidente da Petrobras quando o general Joaquim Silva e Luna foi demitido.
A relação de Paes de Andrade é próxima com a família Bolsonaro, sendo próximo do filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e também sendo condecorado por Jair Bolsonaro na qualidade de Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco.
Ele também é membro dos conselhos de administração da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da PPSA (Pré-Sal Petróleo)
No quesito acadêmico, Paes de Andrade é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, tem pós-graduação em administração e gestão pela Universidade de Harvard e é mestre em administração de empresas pela Universidade Duke, nos EUA.
Paes de Andrade também é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, organização com foco na transformação social de crianças e adolescentes do semiárido baiano com base no esporte.
Imagem: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil