As bolsas europeias encerraram o dia com ganhos, com destaque para a bolsa de Londres, impulsionada pelo setor de consumos discricionários e pelo sólido desempenho das companhias aéreas.
- FTSE 100 (Londres) fechou em alta de 0,53%, aos 7.451,54 pontos;
- DAX (Frankfurt) recuou 0,20%, aos 15.070,22 pontos;
- CAC 40 (Paris) ficou próximo da estabilidade e subiu 0,02%, aos 6.998,25 pontos;
- FTSE MIB (Milão) ganhou 0,20%, aos 27.490,81 pontos;
- Ibex 35 (Madri) teve alta de 0,67%, aos 9.164,10 pontos;
- PSI 20 (Lisboa) teve ganhos de 0,67%, aos 5.863,42 pontos.
Desempenho positivo de Londres e a influência dos consumos discricionários
O desempenho superior, segundo Michael Hewson, analista-chefe do CMC Markets, deve-se ao vigor do setor de consumos discricionários e ao sólido desempenho das companhias aéreas. A easyJet, Wizz Air e IAG lideraram os ganhos, subindo 3,65%, 3,43% e 2,41%, respectivamente. O setor tem se beneficiado da queda consistente nos preços do petróleo.
Influência das bolsas asiáticas e setor petrolífero em destaque
As bolsas europeias refletiram o encerramento positivo das bolsas asiáticas na manhã anterior, de acordo com analistas. Notavelmente, as petrolíferas Shell e BP fecharam em alta, apesar da volatilidade nos preços do barril de petróleo ao longo do dia. As oscilações, que variaram de queda de mais de 2% a uma possível reversão positiva, foram monitoradas de perto pelos investidores.
Resultados corporativos e impacto nos mercados
Na França, a Casino viu suas ações subirem 0,59%, após um período de suspensão durante parte do pregão anterior. A elevação ocorre em meio ao anúncio do fechamento de um acordo final de reestruturação financeira com seus credores. No entanto, a Alstom, fabricante francesa, enfrentou uma queda significativa de 36,86% após a divulgação de resultados preliminares do primeiro trimestre, indicando redução nas expectativas de fluxo de caixa.
Monitoramento dos juros dos Treasuries e impacto nos mercados
Os investidores permanecem atentos à volatilidade nos juros dos Treasuries, que apresentaram um dia de altos e baixos após aliviarem a pressão sobre as bolsas anteriormente. Inicialmente em alta, os juros perderam ímpeto durante o pregão, contribuindo para a oscilação nos mercados.
Imagem: Unsplash