A bolsa brasileira inicia a semana no território negativo, enquanto o dólar também recua. Os juros operam entre estáveis e levemente mais altos. Os negociadores monitoram a inflação no Brasil e no exterior. As commodities e as ações ligadas a elas ajudam a pressionar o Ibovespa.
Os investidores ficam à espera da participação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, em um evento do Fundo Monetário Internacional (FMI) em que pode trazer pistas sobre os juros.
- É hora de investir em ações? Fale com um especialista da Wise Investimentos e descubra. Não tem custo.
As ações da Vale (VALE3) e da Petrobras registravam queda de 1,42% e 2,23%, respectivamente. Os papéis da Gol (GOLL4) perdiam 3,71% por causa da alta do petróleo que acaba onerando os custos da companhia.
Armstrong Hashimoto, sócio e operador de renda variável da Venice Investimentos, disse que a inflação aqui e lá fora é um fator de preocupação dos investidores. “Hoje saiu mais um dado acima das expectativas, o IGP-10 que subiu 2,48% e o mercado previa 2,23% pressionando ainda mais a alta dos preços e o mercado fica atento à fala de Campos Neto [Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central] mais tarde que pode dar pistas sobre juros e inflação”. Recentemente, o presidente do Banco Central se surpreendeu com a alta do Indice dos Preços ao Consumidor (IPCA) em março-subiu 1,62%- e disse que teria de rever os números.
Hashimoto também afirmou que os investidores ficam preocupados com a China devido aos lockdowns, o que acaba impactando o petróleo e a cadeia de suprimentos como um todo. “A inflação pode subir mais ainda com esse cenário e Brasil sente o reflexo disso”. A commodity energética subia mais de 1%.
Para os analistas da Mirae Asset, em uma semana com agenda fraca, o foco do mercado “continua nas revisões do cenário do Banco Central, não mais acreditando na taxa terminal deste ciclo de aperto monetário, em maio a 12,75%”.
Veja como estava o mercado por volta das 13h25 (de Brasília):
IBOVESPA: 115.565 pontos (-0,53%)
DÓLAR À VISTA: R$ 4,680 (-0,34%)
DI JAN 2023: 13,120 (+0,15%)
DI JAN 2024: 12,845(+0,03%)
- É hora de investir em ações? Fale com um especialista da Wise Investimentos e descubra. Não tem custo.
Dylan Della Pasqua / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA