Elon Musk, homem mais rico do mundo e o maior acionista do Twitter, disse que o conselho da rede social detém poucas ações e seus interesses não estão alinhados com os acionistas.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
A fala de Musk acontece como resposta à poison pill aplicada pelo Twitter na última sexta-feira (14).
Os membros do Conselho Administrativo do Twitter de forma unânime uma mudança temporária nas regras para reduzir as chances de aquisição total por Elon Musk, seja de forma imediata ou gradual, chamada poison pill.
A poison pill utilizada pelo Twitter consiste na ideia de que se um acionista atingir um número máximo de ações, estipulado previamente, ele terá de vender parte de sua carteira aos demais acionistas, e com desconto em relação ao preço de mercado.
Para o caso do Twitter, a porcentagem máxima de ações que um acionista pode adquirir é de 15%.
As poison pills são utilizadas, normalmente, para evitar ofertas hostis de aquisição de empresas, ou hostile takeover no jargão do mercado financeiro, visando proteger os interesses dos acionistas minoritários.
No dia anterior (13), o dono da Tesla, da SpaceX, homem mais rico do mundo e o maior acionista do Twitter, havia oferecido 43 bilhões de dólares (cerca de R$ 200 bilhões) para comprar 100% da rede social.
Imagem: Wikimedia Commons