A guerra da Ucrânia fez a OMC (Organização Mundial do Comércio) reduzir sua projeção para o PIB mundial. Agora, a expectativa para o Produto Interno Bruto mundial é ter crescimento entre 3,1% e 3,7% neste ano. A projeção anterior era de 4,7%.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Em nota, o órgão também destacou que a guerra na Ucrânia cria “não apenas uma crise humanitária de proporções imensas”, mas também um “revés severo para a economia global”.
Destaca-se também que Ucrânia e Rússia não são grandes comerciantes, mas que ambos os países são fornecedores importantes de produtos “essenciais”, como trigo, cereais e energia.
Além da Europa, a África e o Oriente Médio são as regiões mais vulneráveis aos efeitos do conflito, já que importam mais da metade dos cereais de que necessitam da Ucrânia e da Rússia.
Outro aspecto de impacto da guerra foram as exportações de paládio e o ródio russos, usados no setor de automóveis.
Por fim, a OMC destacou o receio de um prolongamento da guerra e uma “desintegração da economia global em blocos separados”, devido às sanções.
“Mesmo se não surgirem blocos formais, atores privados podem escolher minimizar risco ao reorientar as cadeias de produção”, reportou a maior entidade do mundo em comércio.
Imagem:Andy Li/Unsplash