Oferecer pacotes de benefícios que contemplam a educação dos funcionários e seus dependentes já é realidade em diversas empresas. O processo, de modo geral, é feito por meio de reembolso aos colaboradores ou de convênios firmados entre companhias e instituições de ensino, tomando bastante tempo do RH com todos esses trâmites. Agora, com a chegada de novas plataformas tecnológicas como EducPay, Edupass e SkillHub, isso tende a mudar, facilitando as transações e abrindo espaço para um novo mercado.
A EducPay, mais nova integrante do setor, desenvolveu um ecossistema que conecta instituições de ensino, empresas e colaboradores, otimizando a oferta e o recebimento de benefícios corporativos para programas educacionais. Na plataforma, todos os entes envolvidos ganham uma conta digital sem custo por onde são feitos os pagamentos e a disponibilização dos créditos.
Por meio de um aplicativo, o funcionário acessa universidades, faculdades, escolas técnicas, de música, de artes e de idiomas, ensino fundamental e médio e creches, entre outras, e escolhe qual se adequa à sua necessidade. A busca pode ser feita por geolocalização, valor e o tipo de curso que procura. Além disso, é possível também acessar produtos de cunho acadêmico como materiais, uniformes, notebook, smartphone, pacotes de internet e serviços como seguro educacional, empréstimos e financiamento estudantil.
A variedade de opções aos usuários também é observada na Edupass, plataforma em que os funcionários podem escolher programas de ensino em mais de dez categorias, como graduação, pós-graduação, mestrado, ensino básico para dependentes, tecnologia, idiomas, cursos livres, desenvolvimento pessoal (coaching), livros e artigos e escolas internacionais. Segundo a empresa, os convênios firmados oferecem descontos de até 87%.
Vantagens para as escolas
Para as instituições de ensino, estar nessas plataformas significa otimizar o processo de contratação de seus serviços, reduzir a inadimplência e os custos operacionais financeiros e de captação de novos alunos e aumentar a visibilidade entre o público-alvo – empresas e seus colaboradores. “Os custos de adquirência atuais são muito altos, cerca de dez vezes mais do que o que cobramos para que as instituições figurem em nossa plataforma”, lembra o sócio-fundador da EducPay, Erich Gioanni.
A ferramenta também disponibiliza uma área de leilãona qual as empresas podem solicitar orçamento para treinamentos — customizados ou não —, inserindo critérios pré-determinados por ela. A plataforma seleciona todas as instituições que têm o perfil e características que a empresa procura e intermedia a negociação.
“Pela via tradicional, a companhia teria de contatar cada uma das escolas de ensino e solicitar um orçamento. O leilão da EducPay gera uma amplitude de oportunidades para as instituições, que nem sempre teriam acesso a essa demanda, e também beneficia as empresas, agilizando o processo e abrindo a possibilidade de tratarem com escolas excepcionais, mas que pelo custo de busca a empresa acaba não acessando”, ressalta o sócio-fundador da EducPay, VanDyck Silveira.
Companhias têm maior controle sobre a destinação dos recursos
No caso das empresas, um dos benefícios mais significativos é conseguirem manter o foco em seu “core business”, dispensando a necessidade de destacarem profissionais do RH, por exemplo, para fazer conta de reembolso, buscar instituições de ensino para fazer parceria e negociar preço.
“No formato tradicional, esses reembolsos podem ser incorporados ao salário do funcionário, o que representa um risco para a empresa, e a concessão do benefício também demanda pagamento de impostos. Na EducPay, o imposto não existe, porque o benefício passa a ser como um vale refeição ou transporte, por exemplo”, argumenta VanDyck.
Na plataforma, a empresa pode determinar quais áreas de conhecimento quer oferecer aos funcionários, restringir o acesso a determinados tipos de curso e também captar informações como frequência do colaborador nas aulas, se está inadimplente e se concluiu o programa de ensino, por exemplo. “Nossa proposta é democratizar a educação e facilitar os processos para todos os envolvidos”, enfatiza Renata Bianchi, também sócia-fundadora da EducPay.
Com um portfólio com mais de 2 mil cursos de 80 parceiros, a SkillHub também reforça a agilidade como uma das maiores vantagens desse novo negócio. “A empresa cliente designa na plataforma um orçamento por funcionário, eliminando a necessidade de o empregado pagar e ser reembolsado depois, e dá liberdade para a pessoa usar o crédito como ela quiser, incluindo mentoria, livros e cursos. Mas as escolhas precisam estar alinhadas ao que o indivíduo precisa para se desenvolver em sua carreira, exigindo um alinhamento prévio com a liderança”, conclui o cofundador da SkillHub, João Bizarri.