Uma nova rodada de sanções dos Estados Unidos contra a Rússia a ser anunciada ainda esta semana terá como alvo funcionários do governo, instituições financeiras e empresas estatais, confirmou a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki.
“[As sanções] terão como alvo funcionários do governo russo, seus parentes, instituições financeiras de propriedade russa e também empresas estatais”, disse Psaki durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
De acordo com a secretária de Imprensa, as novas sanções tem o intuito de causar mais incertezas e desafios ao sistema financeiro da Rússia em meio à invasão de Moscou à Ucrânia.
“A Rússia não tem recursos infinitos, especialmente agora, dadas as sanções incapacitantes que colocamos em prática”, disse Psaki”. “Eles serão forçados a escolher entre drenar suas reservas de dólares restantes, adquirirem novas receitas ou ficarem inadimplentes”, completou.
Um novo pacote de sanções dos Estados Unidos à Rússia segue em linha com as ações de seus aliados europeus. Mais cedo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, fez um anúncio com novas sanções aos russos.
O pacote inclui a proibição total de transações em quatro bancos russos críticos, entre eles o VTB acessar os portos da União Europeia direcionadas no valor de US$ 10,9 bilhões que envolvem computadores quânticos e semicondutores avançados.
As sanções da Comissão Europeia serão discutidas pelos embaixadores europeus amanhã.
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: divulgação
Copyright 2022 – Grupo CMA