Monitor do mercado logo
  • Início
  • Ferramentas

    • Painel
    • Minha carteira
    • Calculadora de IR
    • Calculadora de
      juros/financiamento
    • Comparador gráfico
    • Cotações
    • E-books
    • Cursos
    • Fatos relevantes
  • Notícias
  • Blogs
  • Informes corporativos

    • Fatos relevantes
    • B3
    • DINO
  • Invista agora
Cotas do INVESTO FOOD começam a ser negociadas na B3
Servidores do Banco Central confirmam fim da greve
Ministro das Finanças do Reino Unido renuncia ao cargo
Bolsa fecha em leve queda pelo 2º dia seguido
Índices americanos se recuperam e fecham mistos
Dólar fecha em alta, puxado por aversão global ao risco
Pequenos negócios geram renda de R$ 420 bilhões por ano
Pandemia faz aumentar profissionais em tecnologia e diminuir em mídia
XP passa a monitorar venda a descoberto de ações brasileiras
Taxas longas fecham em alta com mercado de olho na PEC Kamikaze
Início

>

Notícias

>

Franquias odontológicas...

Franquias odontológicas crescem de olho em mercado de R$ 38 bilhões por ano

icone de relógio

15/06/2022 14:01 - 17/06/2022 09:29

Assim como já vem ocorrendo no segmento de clínicas médicas, o setor odontológico vive um crescimento das franquias, que, em geral, oferecem preços e condições de pagamento atrativos, além de serviços padronizados em suas diversas unidades.
banner 2Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostram que o faturamento dos serviços odontológicos — considerando não apenas franquias, mas todos os tipos de clínicas — é de cerca de R$ 38 bilhões por ano. E há um espaço enorme para crescer, considerando que menos de 15% da população tem acesso a planos odontológicos.

Foi esse cenário promissor que chamou a atenção do empreendedor Tiago Carvalho, fundador e CEO da Dentz, rede que possui, hoje, 24 unidades, entre consultórios próprios e franqueados, além de outras 25 franquias em processo de implantação.

Um processo de expansão agressivo, apoiado em um modelo de negócios que, por sua vez, tem como base, entre outras estratégias, a oferta de crédito que cabe no bolso do consumidor, uso de muita tecnologia e em uma estrutura de apoio ao franqueado que permite que mesmo quem não é do ramo possa abrir um consultório.

O próprio Tiago, aliás, não é formado em odontologia. Ele é um daqueles “empreendedores clássicos”, capazes de identificar gaps de mercado e, a partir deles, desenvolver negócios.

Em 2015, com 25 anos, ele era líder para a América Latina na consultoria Euromonitor. Mas já estava de olho em empreender, sobretudo nos segmentos de educação ou saúde, áreas nas quais, como o próprio empresário conta, poderia “fazer a diferença”.

Optou pelo setor odontológico, mas, antes de alçar voos próprios, se associou, em 2018, a uma pequena rede de clínicas que era gerenciada por dentistas em Barueri-SP, como forma de entender as particularidades do negócio, os acertos e os erros. Com base nessa experiência, lançou a Dentz.

Em mais um daqueles exemplos do mundo do empreendedorismo em que a realidade é bem diferente das avaliações previstas no plano de negócios, Tiago conta que, inicialmente, desenhou o projeto pensando nas classes C e D. “No começo, insistimos nessa faixa de renda. Mas descobrimos que há um público na classe B que reconhece a qualidade dos nossos serviços e valoriza o fator preço.”
banner 2

Por isso, nesse aspecto, a empresa atua com duas estratégias: busca bairros em que não há predominância de apenas uma classe, mas ao mesmo tempo, possui consultórios em bairros tão diversos do ponto de vista de renda quanto São Miguel e Anália Franco, ambos na Zona Leste de São Paulo, mas muito diferentes do ponto de vista de perfil do público.

Por enquanto, o grupo atua na região metropolitana de São Paulo e tem duas clínicas no interior, em São José do Rio Preto e Piracicaba. Mas, entre as novas unidades previstas para 2022 nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, e Distrito Federal — todas no grupo das 25 novas unidades que devem ser inauguradas ainda em 2022.

O investimento inicial para ser franqueado parte de R$ 99 mil, no modelo “converta sua clínica”, para dentistas que queiram “levar seus consultórios para a rede” até a faixa de R$ 450 a R$ 600 mil, para quem quer “começar do zero”. Os valores, em todos os casos, incluem capital de giro. A equipe da Dentz se encarrega de montar o time, com profissionais que vão desde o atendimento até a contratação dos dentistas. “Sabemos que há uma curva de aprendizado em relação ao negócio, em si. Por isso, assessoramos os franqueados desde o início. É o que chamamos de franquia 5.0”.

O prazo para o break even é de nove a 10 meses. A taxa de royalties é de 8% e o custo com fundo de publicidade, de 1,5%.
banner 2Imagem: Piqsels


Últimas Notícias

  • $descrição da imagem para deficientes visuais

    B3

    Cotas do INVESTO FOOD começam a ser negociadas na B3

  • $descrição da imagem para deficientes visuais

    Agência Brasil

    Servidores do Banco Central confirmam fim da greve

  • boris johnson Rishi Susak wikipedia

    Internacional

    Ministro das Finanças do Reino Unido renuncia ao cargo

  • Mercados

    Bolsa fecha em leve queda pelo 2º dia seguido

Ver mais...

Fatos relevantes

  • ALLIAR (AALR-NM) - Fato Relevante - 05/07/22
  • FII BTG TAGR (BTRA) Fato Relevante - 04/07/2022
  • LOCAMERICA (LCAM) - Fato Relevante - 04/07/22
  • STO ANTONIO (STEN) - Fato Relevante - 04/07/22

NOSSAS REDES

Twitter do Monitor do Mercado Facebook do Monitor do Mercado Linkedin do Monitor do Mercado

Receba nossos boletim


Logo monitor do mercado

Frase curta falando um pouco da empresa, preferencialmente de três linhas

Menu do site

  • Início
  • Ferramentas
  • Notícias
  • Blogs

Informes corporativos

  • Fatos relevantes
  • B3
  • DINO

Lista de Ferramentas

  • Minha carteira
  • Alertas
  • Calculadora de IR
  • Calculadora de juros/financiamento
  • Comparador de gráfico
  • Cotações
  • Ebooks
  • Cursos
  • Fatos relevantes
Sobre nós
  • Fale conosco

Copyright 2022 | Monitor do Mercado