O Conselho do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD, na sigla em inglês) aprovou a suspensão de projetos de financiamento na Rússia e em Belarus, de acordo com comunicado divulgado nesta segunda-feira (4). A medida vem em resposta à invasão russa à Ucrânia.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Segundo o EBRD, o acesso dos dois países a recursos do Banco será imediatamente suspenso, o que significa que não pode haver novos financiamentos de projetos ou atividades de cooperação técnica em nenhum dos países.
Além disso, o Banco “se vale de todos os direitos para suspender ou cancelar outros desembolsos de financiamento em projetos existentes”. O BERD já anunciou que está em processo de fechamento de seus escritórios em Moscou e Minsk.
“É triste que tenhamos chegado a este ponto depois de tantos anos de cooperação e atividade em ambos os países. No entanto, a guerra liderada pelos russos na Ucrânia não nos deixou escolha a não ser mostrar nossa condenação com mais do que apenas palavras”, disse a presidente do EBRD, Odile Renaud-Basso.
“Também são necessárias ações para que os dois países não tenham dúvidas de que acreditamos ter minado os valores que são importantes para nós como instituição e para a comunidade internacional”, continuou.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash