O Ibovespa futuro aponta queda em um dia em que os investidores devem repercutir a desistência do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, em ocupar a presidência do Conselho de Administração da Petrobras e a indicação do diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, como CEO da estatal, está incerta por questão de conflitos de interesses.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos
Os investidores acompanham de perto da greve dos servidores do Banco Central (BC) e devido à paralisação dos funcionários o Boletim Focus, tradicionalmente sai às segundas-feiras, não foi divulgado hoje.
O mercado monitora as questões do conflito entre Rússia e Ucrânia. Moscou segue atacando cidades ucranianas e a União Europeia deve anunciar mais sanções contra Moscou, podendo impactar as commodities. Os agentes financeiros aguardam para essa semana a ata do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) na quarta-feira (6) e na sexta-feira, por aqui, a divulgação do Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Às 9h40 (horário d Brasília, o Ibovespa futuro com vencimento em abril caía 0,27%, aos 121.675 pontos. Os futuros norte-americanos subiam e na Europa a maioria das bolsas tinha ganho. Na Ásia, os índices fecharam no positivo.
Filipe Villegas, estrategista da Genial Investimentos, afirmou que o grande destaque hoje é o recuo de Rodolfo Landim para presidir o Conselho de Administração da Petrobras e o economista Adriano Pires pode ter problemas para assumir o cargo de presidente da Petrobras por eventual risco de conflito de interesses. “Esse tema vai repercutir bastante hoje porque os dois nomes tinham sido bem recebidos pelo mercado. As ações da Petrobras devem ter bastante volatilidade devido à indefinição de quem vai presidir o Conselho e quem vai ser o CEO da estatal”.
Ontem o presidente ucraniano acusou as forças russas de praticar genocídio e mais sanções podem ser impostas à Rússia. “Esse tema pode trazer alta do petróleo, gás natural e commodities com reflexo à curto prazo e pode desestabilizar o mercado”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: Agencia Petrobras
Copyright 2022 – Grupo CMA