Agência Brasil
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 52,8 pontos em junho, de 56,1 pontos em maio, de acordo com dados preliminares divulgados pelo S&P Global.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 51,9 pontos em junho, de 54,8 pontos em maio.
"As pressões inflacionárias persistentes aumentam os problemas. Os indicadores de preços da pesquisa, que anteciparam corretamente o recente aumento da inflação, permanecem elevados em níveis não vistos na história da zona do euro antes da pandemia, com um preocupante aumento do crescimento dos custos no setor de serviços. No entanto, o recente arrefecimento da procura já está mostrando sinais de calmaria dos preços dos bens, trazendo um dica provisória de um pico de inflação no futuro próximo", diz o economista chefe da S&P Global, Chris Williamson.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 - Grupo CMA