Durante o Meta Connect 2023, conferência de dois dias focada em tecnologia e inteligência artificial, a Meta anunciou um novo chatbot, que será integrado em outros serviços da empresa, como Facebook, Instagram e Messenger.
O robô, chamado de Meta AI, servirá como uma assistente virtual. O recurso busca informações na internet em tempo real e responde às perguntas do usuário. Inicialmente, a versão beta da tecnologia estará disponível somente para os usuários dos Estados Unidos.
Além disso, o Meta AI utiliza o código do Llama 2, ferramenta de aprendizado de linguagem natural criada pela Meta.
Curiosamente, o chatbot leva o mesmo nome do laboratório de IA (Meta AI) da empresa de Mark Zuckerberg, é uma chegada tardia de uma tendência do mundo da inteligência artificial.
Já existem diversos chatbots espalhados pelas big techs, como o ChatGPT (OpenAI), Bard (Google) e Ernie Bot (Baidu). Essa não é a primeira vez que Zuckerberg entra em um mercado “copiando” seus concorrentes.
Outros lançamentos de IA
Além do chatbot, foram divulgados outros produtos de IA criados pela Meta durante a conferência: figurinhas (criadas por inteligência artificial generativa) que servirão para aplicativos da empresa, o óculos de realidade mista Meta Quest 3 e o Ray-Ban Meta, óculos inteligente com diversas funcionalidades.
O Meta Quest 3 não é nada mais do que outra concorrência tardia por parte da empresa. Em junho deste ano, o óculos VR Apple Vision Pro já havia sido anunciado pela empresa criada por Steve Jobs.
O aparelho da Meta começa a ser vendido no dia 10 de outubro, pelo preço inicial de US$ 500 (aproximadamente R$ 2.500), e irá misturar elementos virtuais com o ambiente físico.
O Ray-Ban Meta, óculos inteligente com aparência de um par de óculos comum, terá alto-falantes, câmera de 1080p para vídeos e fotos, controle de voz, capacidade de receber e fazer chamadas telefônicas e mensagens, além de suporte para volume e gravação de áudio imersiva. A tecnologia chega ao preço de US$ 299 (aproximadamente R$ 1.500).
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