O governo Biden lançou um novo site oficial de compras para vacinas contra covid-19, testes, tratamentos, máscaras e suprimentos médicos para lidar com a pandemia do coronavírus.
“[O] site contará com uma nova ferramenta de localização de teste para tratar para ajudar as pessoas a acessar os mais de 2.000 locais que oferecem testes COVID-19 e pílulas antivirais em um local conveniente”, informou a
Casa Branca num comunicado. “Agora, com um simples clique num botão, as pessoas poderão encontrar onde acessar todas essas ferramentas”.
Biden anunciou a iniciativa “testar para tratar” em seu discurso sobre o Estado da União no início deste mês. Desde então, o governo já fez o uso dele mais de 2.000 vezes, de acordo com a Casa Branca.
O anúncio da nova iniciativa do governo ocorre em meio ao encerramento, no último dia 22 de março, dos subsídios ao tratamento contra a covid-19. Desde então, pessoas sem plano de saúde começaram a receber contas de tratamentos e testes de covid-19 depois do governo Biden anunciar o fim de um programa
federal que reembolsa os hospitais para este tipo de tratamento.
No início deste mês, a Casa Branca pressionou, sem sucesso, por US$ 22,5 bilhões em fundos para covid-19 a fim de pagar uma série de programas, incluindo os fundos de ajuda aos planos de saúde e a reposição de suprimentos de vacinas e anticorpos.
A Casa Branca chegou a dizer que a falta de novos fundos do Congresso significaria a incapacidade de comprar uma segunda rodada de doses de reforço para o público em geral, que a FDA (equivalente à Anvisa nos Estados Uinidos) liberou para adultos acima de 50 anos para vacinas da Pfizer e Moderna.
Darlan Azevedo / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels