Agência Brasil
Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta terça-feira com quedas de quase 3%, em meio a uma greve de trabalhadores noruegueses de petróleo e gás intensificar os temores sobre uma crise de energia na Europa. Paralelamente, investidores seguem preocupados com a perspectiva de crescimento da região diante da persistente alta da inflação.Os preços do gás natural na Europa subiram para uma alta de quatro meses quando os trabalhadores do petróleo na Noruega lançaram uma greve devido a uma disputa salarial, resultando na redução das exportações de gás.
A paralisação ocorre em um momento em que a invasão da Ucrânia pela Rússia e as subsequentes sanções pelas nações ocidentais aumentaram os riscos de segurança energética da Europa.
Além disso, temores de que os bancos centrais ao redor do mundo levem suas economias à recessão para enfrentar a disparada da inflação fizeram com que os investidores fugissem dos ativos de risco.
Preocupações com a recessão ofuscam as notícias de que o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve manter conversas com a China para reduzir tarifas na tentativa de aliviar a inflação.
Na frente de dados, o PMI (índice de gerentes de compras) do setor de serviços da zona do euro de junho ficou em 53,0, ligeiramente acima da previsão de consenso de 52,8, mas abaixo dos 56,1 de maio. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.
"Os dados mais recentes do PMI em toda a Europa refletiram a desaceleração do crescimento e apontaram para uma desaceleração neste trimestre, à medida que os custos continuam subindo. Os dados, combinados com os temores de que a Rússia esteja à beira de cortar o fornecimento de gás para a Europa, levantam preocupações de que a economia da zona do euro deve se deteriorar ainda mais", diz a analista de mercado do City Index, Fiona Cincotta.
Confira abaixo a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -2,86%, 7.025,47 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -3,08%, 12.401,20 pontos
CAC-40 (Paris): -2,96%, 5.786,50 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,62%, 21.211,0 pontos
IBEX-35 (Madri): -2,76%, 7.959,40 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,59%, 10.817,60 pontos
PSI-20 (Lisboa): -2,89%, 5.879,42 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 - Grupo CMA