A EcoRodovias (ECOR3) registrou lucro líquido de R$ 289,8 milhões no terceiro trimestre de 2025, avanço de 48,3% em relação ao mesmo período de 2024, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (11).
O Ebitda ajustado — indicador que mede o resultado operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização — somou R$ 1,486 bilhão, crescimento de 22,5% na comparação anual. A margem Ebitda ajustada ficou em 79,7%, aumento de 2,6 pontos percentuais.
A receita líquida ajustada atingiu R$ 1,865 bilhão, 18,5% acima do terceiro trimestre do ano passado, impulsionada pelo aumento no tráfego das rodovias sob concessão.
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Os investimentos (capex) totalizaram R$ 1,284 bilhão, alta de 14,9% em relação ao mesmo período de 2024. O caixa disponível subiu 6,2%, para R$ 4,127 bilhões.
A dívida líquida, porém, aumentou 31,1% na base anual, alcançando R$ 20,4 bilhões. A alavancagem financeira, medida pela razão entre dívida líquida e Ebitda ajustado dos últimos 12 meses, ficou em 3,8 vezes — indicador que mostra o quanto a empresa depende de capital de terceiros.
Tráfego impulsiona resultados da EcoRodovias
O tráfego consolidado de veículos nas rodovias administradas pela companhia cresceu 26,4% em comparação ao terceiro trimestre de 2024. Esse avanço foi influenciado pelo início da cobrança de pedágio nas concessões Ecovias Noroeste Paulista e Ecovias Raposo Castello, que passaram a integrar o portfólio após o término da operação da TEBE.
Desconsiderando novas concessões, o tráfego comparável teve alta de 3,2% no período.
O fluxo de veículos pesados cresceu 19,4% no consolidado e 4,5% na base comparável. A empresa relaciona o desempenho ao aumento das exportações de soja, que ampliou o tráfego na Ecovias Imigrantes, Ecovias Minas Goiás e Ecovias Cerrado.
Outros fatores regionais também influenciaram: na Ecovias Leste Paulista, houve aumento da movimentação no Porto de São Sebastião; na Ecovias Capixaba, o crescimento esteve ligado ao ciclo de celulose da região.
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Na Ecovias Norte Minas, o tráfego foi impulsionado pela ampliação da capacidade das rodovias e restrições em vias alternativas. Já na Ecovias Ponte e Ecovias Rio Minas, o aumento esteve relacionado ao crescimento da circulação de veículos comerciais e às obras de melhoria no pavimento e sinalização.
O tráfego de veículos leves aumentou 38,2% no consolidado e 1,1% na base comparável. Segundo a EcoRodovias, o crescimento foi favorecido por condições climáticas mais estáveis em finais de semana e feriados.
Houve, porém, redução de fluxo na Ecovias Imigrantes, devido a chuvas e temperaturas mais baixas em São Paulo, e na Ecovias Rio Minas, por queda no tráfego pendular (viagens diárias de curta distância).









