Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em campo positivo para a maior alta semanal desde novembro de 2020, com os preços do petróleo abaixo de altas recentes e os investidores otimistas com os sinais do Federal Reserve (Fed, o banco central-americano) de confiança na economia dos Estados Unidos.
Os índices fecharam em alta pelo quarto dia consecutivo, o que colocou o S&P 500 numa alta semanal acima de 6%. Já a Nasdaq avançou ainda mais, com ganhos de 8% esta semana, sua melhor performance desde fevereiro de 2021.
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista da Wise Investimentos para ter uma segunda opinião.
Mesma linha seguiu a Dow Jones, que vinha de uma sequência de quatro dias em campo positivo, subindo 5% na semana, melhor ganho desde novembro de 2020.
As ações respiraram com alívio no pregão, à medida que os investidores continuaram a digerir as notícias do Fed no início desta semana e a guerra em curso entre Rússia e Ucrânia.
“Os desenvolvimentos geopolíticos estão chamando a atenção, apesar das conversações entre a Rússia e a Ucrânia mostrarem pouco progresso”, afirmam analistas da Wells Fargo. “Enquanto isso, o presidente chinês Xi disse ao presidente Biden durante sua tão esperada ligação hoje que “a crise da Ucrânia não é algo que queremos ver”.
O pentágono acusa a China de ter aceitado os pedidos por ajuda militar da Rússia no conflito da Ucrânia. Tanto Rússia quanto China negam a informação e dizem que a circulação dessa notícia é um ato de “desinformação”.
As ações de tecnologia puxaram o mercado para cima. Apple e Microsoft estão entre os maiores ganhadores da Dow Jones, subindo 2,09% e 1,76%, respectivamente. A Nvidia subiu 6,81%, Twitter ganhou 1,31% e Paycom e Fortinet avançaram 4,59% e 5,43%, respectivamente.
As ações da Moderna subiram 6,34% à medida que a empresa busca aprovação da FDA (equivalente à Anvisa norte-americana) para uma segunda dose de reforço contra a covid-19 para adultos com mais de 18 anos.
No conflito na Ucrânia, vários mísseis atingiram um centro de reparos de aeronaves nos arredores de Lviv, no oeste do pais. Enquanto isso, o presidente Joe Biden está programado para falar com o líder chinês Xi Jinping acerca do conflito. Um oficial ucraniano também disse que uma pessoa foi morta em um ataque aéreo que atingiu Kiev.
Ontem, a Rússia afirmou que teria feito um pagamento de títulos de US$ 117 milhões em dólares, evitando assim o que seria um calote histórico da dívida em moeda estrangeira. As ações ampliaram seus ganhos após o relatório.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,80%, 34.754,93 pontos
Nasdaq 100: +2,05%, 13.893,8 pontos
S&P 500: +1,16%, 4.463,12 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: +5,48%
Nasdaq Composto: +8,17%
S&P 500: +6,15%
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA