Os servidores do Banco Central, organizados no Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), farão paralisações diárias no período da tarde (14h às 18h). O Sinal tem tentado negociar, sem sucesso, um reajuste salarial e uma reestruturação da carreira dos servidores.
A greve deve afetar, de acordo com a Associação Nacional dos Analistas do BC (ANBCB), a ptax, o câmbio, o monitoramento do Pix e do SPB e a Taxa Referencial. A reunião plenária do Fórum Pix de hoje (17h) já foi cancelada.
- Já sabe como funciona uma assessoria de investimentos? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
A insatisfação dos servidores não é recente. Em dezembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um reajuste salarial para policiais e forças armadas. Os servidores não ficaram nada felizes com o anúncio, exigindo que esse reajuste chegue a todos os servidores públicos.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, está desesperado com a pressão por aumentos salariais de servidores públicos, e chegou a compará-la à tragédia de Brumadinho, ainda em dezembro, dizendo-se receoso com a alta da inflação.
“Temos que ficar FIRMES! (Do contrário, os aumentos serão iguais a) Brumadinho: pequenos vazamentos sucessivos até explodir a barragem”.
Imagem: Divulgação / Câmara dos Deputados