A FCA (Financial Conduct Authority), órgão regulador financeiro do Reino Unido, determinou que as operadoras de caixas eletrônicos de criptomoedas sejam fechadas. A medida foi tomada após entendimento que elas atuam de forma ilegal.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
A determinação de interromper as operações, é uma reposta ao fato de nenhuma das operadoras de caixas eletrônicos cripto estar registrada no Reino Unido. Conforme comunicado da FCA, elas estão atuando de forma ilegal no país.
Essa medida vem em consonância com a postura do governo britânico que desde fevereiro busca maiores restrições à criptoativos. Em janeiro deste ano, o Reino Unido já planejava aumentar restrições à publicidade de criptomoedas e banir recompensas por indicações de novos usuários.
No início deste mês, a reguladora afirmou que investigou mais de 300 empresas cripto em 2021.
A decisão do FCA aconteceu logo após uma decisão judicial contra Gidiplus, uma operadora de caixa eletrônico cripto no país.
A empresa havia apresentado um recurso ao Tribunal Superior, contestando a decisão da FCA de rejeitar o pedido de licenciamento sob o regime de Regulamento Antilavagem de Dinheiro.
A FCA afirmou que a verificação de identidade para pessoas que fizessem transações abaixo de £ 250 abria portas a riscos de estruturação (“smurfing”). O fenômeno corresponde a situação onde um grande valor decorrente de lavagem de dinheiro é fracionado em pequenos volumes, para não ser detectado pelas autoridades.
Imagem: Unsplash