Com a alta de 0,6% nos preços ao consumidor no mês de fevereiro, os Estados Unidos têm a maior inflação anual nos últimos 40 anos. O Índice de Preços ao Consumidor, algo como o IPCA brasileiro, teve a maior alta desde janeiro de 1982, quando saltou 7,5%.
- Aprenda a lucrar nas quedas da Bolsa. Baixe nosso e-book gratuito.
Os principais produtos afetados pela guerra entre Rússia e Ucrânia são as commodities e, mais especificamente, o petróleo. Só em janeiro, o índice de preços de energia americano subiu 3,5%, enquanto os alimentos subiram 1%. Em base anual, isso significa que o custo energético para os EUA, ou seja, de gasolina, gás, energia elétrica, etc., cresceu 25,6%.
Desde o início de março o preço do petróleo já decolou 11,86%, o que ainda não foi contabilizado no índice. A expectativa é de que, caso não haja um reajuste dos preços, a inflação americana continue batendo recordes.
Nesta terça-feira (8), o trigo teve sua maior alta histórica tendo os contratos futuros chegado a US$ 1367,20. Em 22 de fevereiro, quando a Rússia ainda não havia adentrado o território ucraniano, a cotação dos contratos futuros de trigo estava em US$ 780 (5.000 bushels ou 127 toneladas), quase metade do valor de terça-feira .
A inflação está muito acima dos 2% desejados pelo Federal Reserve (FED), Banco Central dos EUA. Com o fim da guerra longe de vista, o mercado aguarda as novas políticas econômicas do FED, que devem ser divulgadas na semana que vem, entre os dias 15 e 16 de março.
Imagem: piqsels.com