A produção de aço no Brasil atingiu 2,7 milhões de toneladas, representando uma diminuição de 5,9% em relação ao mesmo período no ano passado. Os dados são do Instituto Aço Brasil.
Produção anual em declínio
No acumulado de janeiro a agosto, a produção de aço bruto no Brasil alcançou 21,3 milhões de toneladas, o que reflete uma queda substancial de 8,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, sinalizando uma persistente desaceleração na produção.
Impacto nas vendas internas e laminados
As vendas internas de produtos siderúrgicos também sofreram um impacto negativo. Em agosto, as vendas atingiram 1,7 milhão de toneladas, registrando uma queda de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
A produção de laminados em agosto foi de 1,9 milhão de toneladas, uma redução significativa de 12,1% em comparação com 2022.
Crescimento nas exportações e importações
Houve, no entanto, um crescimento nas exportações de aço em agosto. O país exportou 946 mil toneladas, representando um aumento de 6,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, em termos de valor, as exportações totalizaram US$ 813 milhões, uma queda de 6,1% em comparação com o ano passado.
Por outro lado, as importações de aço aumentaram consideravelmente, atingindo 496 mil toneladas em agosto, um aumento de 55,6%. Em valor, as importações totalizaram US$ 616 milhões, um aumento de 33,4% em relação a agosto de 2022.
Imagem: Piqsels