Entenda tudo que movimentou o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta segunda-feira (18), com o podcast Fechamento do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, encerrou o pregão desta segunda-feira (18) em terreno negativo, em meio a uma semana repleta de expectativas relacionadas às taxas de juros tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. O índice registrou uma queda de 0,4%, encerrando o dia com 118.288 pontos.
Enquanto isso, o dólar apresentou desvalorização em relação ao real, caindo 0,31%, e encerrando o dia a R$4,85.
Selic em foco
No cenário interno, todos os olhos se voltam para o Banco Central, que anunciará sua decisão sobre a taxa Selic na próxima quarta-feira (18). As projeções indicam a possibilidade de um corte de 0,50 ponto percentual, reduzindo a Selic dos atuais 13,25%. O mercado estará atento não apenas à decisão em si, mas também ao comunicado que a acompanhará, em busca de pistas sobre os próximos movimentos.
Além disso, as expectativas para o crescimento econômico no Brasil, tanto neste ano quanto no próximo, melhoraram, conforme revelado pela pesquisa Focus do Banco Central divulgada hoje. Analistas consultados pelo BC revisaram para baixo suas projeções para a alta do IPCA, estimando agora 4,86% para este ano e 3,86% para o próximo, em comparação com os anteriores 4,93% e 3,89, respectivamente, na semana anterior. Para 2025 e 2026, a estimativa de inflação continua em 3,5% em ambos os casos.
Mercado aguarda decisão e projeções do Federal Reserve
No cenário internacional, o Federal Reserve, o Banco Central norte-americano, anunciará sua decisão na quarta-feira, com expectativas de que a taxa de juros seja mantida na faixa de 5,25% a 5,5%. A divulgação da decisão será acompanhada das projeções econômicas do Fed e de uma tradicional coletiva de imprensa.
Cenário corporativo no Brasil
No cenário corporativo, as ações da Braskem lideraram as altas do dia, com um ganho de 5,84%. Em seguida, as ações da Yduqs e da BRF também se destacaram, com altas de 4,74% e 4,35%, respectivamente.
Por outro lado, as ações da Vamos lideraram as quedas, com uma desvalorização de 5,66%, seguidas pelas ações da Totys, com queda de 4,10%, e da Via, com queda de 3,95%.
Podcast
Em episódios diários, no começo e no fim do dia, com cerca de 5 minutos, o programa mantém seus ouvintes atualizados sobre os pontos mais importantes da economia e do mundo financeiro.
São notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões para seus investimentos e cuidar bem do seu dinheiro.
Aproveite para ficar por dentro do que importa para a sua vida financeira, com especialistas no assunto, como Thiago Raymon, gestor da Titan Capital; Lucas Rocco, André Ribeiro e Pablo Piero, da Wise Investimentos|BTG Pactual; Marcos Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e muito mais!
Imagem: Unsplash