Foi anunciado nesta terça-feira (12), na Casa Branca, que oito empresas adeririam à regulamentação da inteligência artificial. A Adobe, IBM e Nvidia são destaque dentre as companhias que decidiram participar da medida voluntária, que prevê, dentre outros critérios, a marcação em conteúdos gerado por IA.
As outras cinco empresas que participam do programa são a Palantir, Stability, Salesforce, Scale AI e Cohere. Vale lembrar que as gigantes Google, Microsoft e OpenAi também assumiram o compromisso, mas em julho.
Regulamentação é obra de Joe Biden
A medida foi feita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que havia alertado anteriormente para as empresas aproveitarem os benefícios da IA, gerenciar os riscos e agir rapidamente. “E é isso que estamos fazendo ao colaborar com o setor privado e utilizar todos os meios disponíveis para concretizar isso”, mencionou Jeff Zients, chefe de gabinete da Casa Branca, ao citar o presidente.
Ainda não há leis para regulamentar IA
A intervenção, que é vista como uma medida temporária, quer garantir que a inteligência artificial não seja utilizada para “fins destrutivos”. No momento, o Congresso americano tem discutido possíveis leis relacionadas à IA, mas ainda não houve nenhuma concretização legal para regulamentar a tecnologia.
Imagem: Freepik