Entenda tudo que movimentou o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta quarta-feira (13), com o podcast Fechamento do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo.
O mercado financeiro brasileiro registrou movimentações significativas nesta quarta-feira, com o dólar encerrando o dia em queda de 0,70%, enquanto o índice Ibovespa avançou 0,18% e atingiu os 118.176 pontos.
O cenário internacional teve um papel determinante nesses movimentos, com os investidores reagindo aos dados de inflação dos Estados Unidos, que estavam em linha com as expectativas e não alteraram a previsão de que o Federal Reserve, o Banco Central americano, manterá as taxas de juros inalteradas na próxima semana.
Inflação nos EUA e as expectativas do mercado
Os preços ao consumidor nos Estados Unidos registraram um aumento notável em agosto, impulsionados pelo aumento nos preços da gasolina, atingindo o ritmo mais forte em mais de um ano. No entanto, o núcleo da inflação apresentou apenas um aumento moderado. Isso gerou uma ampla expectativa de que o Federal Reserve manterá sua taxa básica de juros quando se reunir nos dias 19 e 20 de setembro.
Perspectivas para o Federal Reserve
Apesar de opiniões divididas entre os investidores, crescem as chances de que a política monetária seja mantida até o final deste ano no encontro subsequente do Federal Reserve. No cenário internacional, a Bolsa Americana encerrou o dia de forma mista, com destaque para a Nasdaq, um dos principais índices de tecnologia de Wall Street, que fechou com alta de 0,29%.
Destaques no cenário corporativo brasileiro
Na B3, as ações da Petrobras tiveram uma acomodação, revertendo parte dos ganhos recentes. As ações ordinárias (ON) caíram 1,30%, enquanto as preferenciais (PN) recuaram 1,49%. A Vale teve uma variação leve de -0,38% no fechamento. Os grandes bancos tiveram ganhos modestos, com destaque para Bradesco PN, limitado a 0,40%.
No topo do Ibovespa, as maiores altas foram registradas por Carrefour Brasil (+3,97%), BTG (+3,76%) e WEG (+3,59%). As maiores quedas ficaram por conta de Via (-5,13%), Ultrapar (-4,08%) e PetroReconcavo (-2,18%).
Podcast
Em episódios diários, no começo e no fim do dia, com cerca de 5 minutos, o programa mantém seus ouvintes atualizados sobre os pontos mais importantes da economia e do mundo financeiro.
São notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões para seus investimentos e cuidar bem do seu dinheiro.
Aproveite para ficar por dentro do que importa para a sua vida financeira, com especialistas no assunto, como Thiago Raymon, gestor da Titan Capital; Lucas Rocco, André Ribeiro e Pablo Piero, da Wise Investimentos|BTG Pactual; Marcos Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e muito mais!
Imagem: Unsplash