O mercado financeiro brasileiro enfrenta um cenário de possível alta na abertura do Ibovespa, impulsionado pelo aumento no valor das commodities. No entanto, essa tendência positiva pode ser contida pelos índices futuros de ações dos Estados Unidos. O principal fator que influenciará essa dinâmica é o recém-divulgado CPI (Índice de Preços ao Consumidor) dos EUA, que desempenhará um papel crucial na decisão da política monetária americana. Nesta terça-feira (12), o Ibovespa encerrou com um ganho de 0,93%, atingindo 117.968,12 pontos.
O CPI dos EUA apresentou um aumento de 0,6% em agosto em relação a julho, alinhado com as expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast. Vale ressaltar que o núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, registrou um aumento de 0,3% em agosto, superando a previsão de 0,2%.
Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus, comenta: “O mercado está prestando mais atenção ao núcleo mensal, que superou as expectativas. Além disso, o CPI anual atingiu 3,7%, mesmo que tenha ficado abaixo do esperado, o que inclui as pressões do petróleo.”
Laatus observa que esses resultados geram dúvidas sobre os próximos passos da política monetária dos EUA e reforça a previsão de aumento nas taxas de juros pelo FED na próxima semana.
Comparando anualmente, o CPI dos EUA subiu 3,7% em agosto, acelerando em relação ao aumento de 3,2% em julho. Enquanto isso, o núcleo do CPI registrou um aumento anual de 4,3% no mês passado, perdendo força em relação ao aumento de 4,7% em julho.
No contexto nacional, o mercado acompanha de perto a situação fiscal preocupante. Para ajudar Estados e municípios com problemas de caixa sem comprometer a arrecadação previdenciária, o governo concordou em antecipar para este ano os repasses de compensação do acordo do ICMS que originalmente seriam efetuados por meio de encontro de contas ou transferência direta em 2024. O acordo de compensação ficará suspenso no próximo ano e retornará ao fluxo normal em 2025, com um montante previsto de R$ 9,4 bilhões a ser compensado em 2024, conforme homologado no STF.
Às 9h52, o Ibovespa futuro registrava um aumento de 0,24%, atingindo 119.335 pontos na máxima do dia. Enquanto isso, os índices de ações norte-americanos apresentam uma queda moderada, ao passo que o preço do petróleo supera a marca de US$ 92 por barril, com o tipo Brent, referência para a Petrobras. Além disso, o minério de ferro subiu 0,47% em Dalian, na China.
Imagem: Piqsels