Entenda tudo que movimentou o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta sexta-feira (8), com o podcast Fechamento do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo.
A Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou a semana com um recuo nesta sexta-feira (8), enquanto o dólar manteve-se estável em relação ao real, porém acumulou ganhos ao longo da semana. A sessão foi marcada por volumes reduzidos, já que os investidores estão na expectativa dos dados de inflação dos Estados Unidos, que serão divulgados na próxima semana, antes da reunião de política monetária do Federal Reserve em setembro.
Ibovespa tem queda de 0,85%
O Ibovespa teve uma queda de 0,85% no dia, encerrando a sessão com 115.313 pontos, e ao longo da semana, registrou uma desvalorização de 2,19%. O mercado brasileiro segue de perto os acontecimentos econômicos internacionais, especialmente os indicadores dos Estados Unidos.
Dólar encerra dia estável, mas acumula alta na semana
O dólar, por sua vez, encerrou o dia com estabilidade, registrando uma variação de apenas 0,01%, fechando a R$ 4,98. No entanto, ao longo da semana, a moeda norte-americana acumulou uma alta de 0,85%. Esse movimento está relacionado às oscilações no cenário internacional.
Expectativa pelos dados de inflação dos EUA
O mercado financeiro brasileiro manteve-se cauteloso nesta sexta-feira, com a agenda de eventos econômicos internos ainda pouco movimentada. Os investidores deram atenção especial à variação do dólar em relação a outras moedas fortes. Esse movimento foi influenciado por ajustes após um pregão ruim nos Estados Unidos, quando os dados mostraram uma queda significativa nos pedidos de auxílio-desemprego, sinalizando a resiliência do mercado de trabalho norte-americano, o que pode indicar a manutenção de juros altos nos EUA.
Olhos voltados para os dados de inflação dos EUA
Os investidores agora aguardam ansiosamente os dados de inflação dos Estados Unidos na próxima semana, que podem fornecer pistas sobre o tom da reunião de política monetária do Federal Reserve, marcada para os dias 19 e 20 de setembro.
Mercado internacional influencia o MSI Brasil
Na véspera do feriado da Independência do Brasil, o MSI Brasil, principal ETF brasileiro negociado em Nova Iorque, teve uma queda de 1,95%. As bolsas norte-americanas também apresentaram recuos, com destaque para notícias relacionadas à Apple. A Nasdaq teve uma leve alta de 0,03%.
Cenário corporativo no Brasil
No cenário corporativo brasileiro, as principais altas do dia foram registradas nas ações da Marfrig (MRFG3) com uma alta de 4,11%, Petz (PETZ3) com uma alta de 3,86%, e Ydqus (YDQU3) com uma alta de 2,51%.
Por outro lado, as principais quedas do dia ficaram para as ações da Embraer (EMBR3) com uma queda de 5%, Alpagatas (ALPA4) com uma queda de 4,10% e Magazine Luiza (MGLU3) com uma queda de 3,09%.
Podcast
Em episódios diários, no começo e no fim do dia, com cerca de 5 minutos, o programa mantém seus ouvintes atualizados sobre os pontos mais importantes da economia e do mundo financeiro.
São notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões para seus investimentos e cuidar bem do seu dinheiro.
Aproveite para ficar por dentro do que importa para a sua vida financeira, com especialistas no assunto, como Thiago Raymon, gestor da Titan Capital; Lucas Rocco, André Ribeiro e Pablo Piero, da Wise Investimentos|BTG Pactual; Marcos Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e muito mais!
Imagem: Unsplash