O índice de confiança do empresário da indústria e do comércio na Alemanha (IFO) caiu para 94,7 pontos em dezembro, depois de registrar 96,6 pontos em novembro, na quinta queda seguida, segundo dados ajustados sazonalmente divulgados pelo instituto de pesquisas alemão CESifo Group.
As empresas avaliaram sua situação atual de negócios como menos positiva. O pessimismo em relação ao primeiro semestre de 2022 também aumentou. O subíndice que mede a avaliação da situação atual das empresas recuou de 99 em novembro para 96,9 pontos em dezembro.
“O sentimento nas empresas alemãs ficou turvo para o Natal. A deterioração da situação de pandemia está afetando fortemente os provedores de serviços relacionados ao consumidor e varejistas. O Indice de Clima de Negócios Ifo caiu de 96,6 pontos em novembro para 94,7 pontos em dezembro. As empresas avaliaram sua situação atual de negócios como menos positiva. O pessimismo em relação ao primeiro semestre de 2022 também aumentou. A economia alemã não está ganhando presentes este ano”, disse Clemens Fuest, presidente do instituto Ifo.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA