O Ibovespa futuro sinaliza ganho seguindo o movimento favorável no exterior e dando continuidade ao fechamento positivo da Bolsa na véspera, após a decisão de política monetária dos Estados Unidos em acelerar o processo de redução de estímulos à economia e indicar três aumentos de juros para o ano que vem.
Por aqui, os investidores repercutem os dados do relatório de inflação do quarto trimestre. O Banco Central (BC) revisou as estimativas para o Produto Interno Produto (PIB) em 2021, elevação de 4,7% para alta de 4,4% e previsão para o Indice de Preços ao Consumidor (IPCA) é alta de 10,2%. Esse cenário reforça o tom mais agressivo na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista do Monitor Investimentos.
Os investidores acompanham vários indicadores econômicos nos Estados Unidos.
Às 9h50 (horário de Brasília), O Ibovespa futuro com vencimento em fevereiro subia 0,91%, aos 110.070 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias avançavam. Na Ásia, os índices fecharam em alta.
Na visão de Rodrigo Friedrich, sócio da Renova Invest, a decisão do Fed de ontem “agradou o mercado, vemos o reflexo nas bolsas mundiais e no Brasil não será diferente”.
Em relação ao Relatório de Inflação, o sócio da Renova Invest comentou que os dados vieram acima do esperado, mas “conforme previsto pelo Roberto Campos Neto [presidente do Banco Central], tudo será feito para controlar a inflação no país”. Friedrich acredita que no final do ano a Bolsa “começa a andar e tem tudo para subir mais de 1% hoje, seguindo om exterior”.
Os analistas da Sul América Investimentos apostam em uma abertura em alta para o Ibovespa “seguindo o ambiente mais otimista nos mercados internacionais”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem: unsplash.com