O Indice Cielo do Varejo Ampliado(ICVA) apontou que as vendas do setor cresceram 2,1% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação do período. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 14,5%.
Efeitos do abrandamento de medidas de isolamento colaboraram positivamente para o resultado, bem como uma terça-feira (dia de forte movimento) a mais e um domingo (dia mais fraco para o comércio) a menos que em novembro de 2020. Ao ajustar os efeitos de calendário, o crescimento nominal foi de 13,4% e, descontando a inflação, a alta do Varejo foi de 1,2% ante igual mês do ano passado.
“Tivemos uma recuperação do Varejo em novembro depois de outubro, mês que interrompeu alta de seis meses seguidos. Um possível fator que colaborou com o fechamento positivo do índice foi a diluição das vendas relacionadas à Black Friday durante todo o mês de novembro. Isso ficou comprovado porque o crescimento das vendas no final de semana da Black Friday em si foi inferior ao apurado no restante do mês. Entretanto, apesar do fechamento positivo deste mês, quando descontado o efeito inflacionário no período, o varejo ainda se encontra abaixo do patamar observado no mesmo período em 2019”, informou o comunicado divulgado pela Cielo.
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, todos os macrossetores apresentaram aceleração. No macrossetor de Bens Não Duráveis, o segmento que se destacou foi Cosméticos e Higiene Pessoal.
No macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, Ótica e Joalherias foi o segmento de destaque.
Já em Serviços, o destaque positivo foi Turismo e Transporte.
Camila Brunelli / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem: piqsels.com