O governo Biden lançou uma nova estratégia anticorrupção com o objetivo de aumentar o combate à lavagem de dinheiro. De acordo com a nota publicada pela Casa Branca, a atuação governamental terá como foco principal transações imobiliárias e empresas de fachada.
“A nova estratégia põe ênfase especial na melhor compreensão e resposta às dimensões transnacionais de ameaça, inclusive tomando medidas adicionais para reduzir a capacidade de atores corruptos de usar os sistemas financeiros americanos e internacionais para esconder ativos e lavar os produtos de atos corruptos”, diz trecho da nota.
A ideia do governo é endurecer a regulamentação das transações imobiliárias para evitar que sejam utilizadas para lavagem de dinheiro do narcotráfico e outros tráficos ilícitos, desvio de dinheiro público ou propina.
Outro ponto em evidência no documento de 38 páginas é o de buscar aumentar a transparência financeira, ao identificar melhor quem está por trás das empresas de fachada. A Casa Branca quer regular melhor as transações imobiliárias, especialmente quando são feitas em dinheiro.
O documento também propõe que as agências governamentais trabalhem com o Congresso para desenvolver novas leis e usem regulações existentes para dificultar o uso dos chamados gatekeepers do sistema financeiro – advogados, contadores, provedores de confiança e serviços da empresa – para escapar do fisco.
Darlan Azevedo / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem: Wikimedia Commons