O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha subiu para 39,1 pontos em agosto, de 38,8 em julho, de acordo com dados revisados do Hamburg Commercial Bank (HCOB) e o instituto de pesquisas S&P Global.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Analistas esperavam que o indicador ficasse em 39,1 pontos.
“A hora mais escura é logo antes do amanhecer. Essa pode ser a situação em que o setor de manufatura alemão se encontra. Com certeza, a queda na produção ao ritmo mais acentuado desde 2020 não parece fornecer esperança de forma alguma. No entanto, o ritmo de desestoque de insumos diminuiu um pouco e a deterioração de novos pedidos se estabilizou. Ao mesmo tempo, as empresas continuaram relutantes em fazer cortes substanciais de empregos. Parece que o setor de manufatura está começando a atingir o fundo do poço, embora esse processo vá levar um tempo”, diz o economista-chefe do HCOB, Dr. Cyrus de la Rubia.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Piqsels