O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão subiu para 54,5 pontos em novembro, após registrar 53,2 pontos em outubro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit em parceria com o Jibun Bank. A leitura preliminar havia mostrado 54,2 pontos.
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista do Monitor Investimentos para ter uma segunda opinião.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valoresmenores apontam contração. O PMI de novembro mostra a maior melhoria no setor desde janeiro de 2018, e o décimo mês consecutivo de crescimento geral.
“O ritmo de expansão acelerou à medida que as empresas registraram um crescimento mais forte na produção e nos novos pedidos”, disse o economista da IHS Markit, Usamah Bhatti, citando que rupturas na cadeia de abastecimento continuaram a prejudicar a atividade no setor. “A escassez de materiais e interrupções logísticas contribuíram para um rápido aumento na média de custos”.
Os fabricantes japoneses permaneceu confiante de que a produção aumentarianos próximos 12 meses. “As empresas estavam esperançosas de que o fim da pandemia de covid-19 aceleraria o lançamento e produção em massa de novos produtos, em meio a um amplo impulso à demanda nos mercados doméstico e internacional”.
Cristiana Euclydes / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem: unsplash.com