O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que a partir da próxima segunda-feira, dia 29, irá restringir viagens aéreas da África do Sul e de outros sete países. A medida de Biden é uma reação ao anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) de classificar a nova variante “Omicron” como Variante de Preocupação.
“Esta manhã fui informado pelo Dr. Tony Fauci, e pelos membros da nossa equipe contra a covid-19, sobre a variante Omicron, que se espalha pela África. Como medida de precaução, até termos mais informações, estou encomendando restrições adicionais para viagens aéreas à África do Sul e a outros sete países. Estas novas restrições entrarão em vigor dia 29 de novembro”, disse o presidente.
A variante primeiramente foi identifica na África do Sul, porém também já se alastra por países vizinhos, como Botswana, Zimbábue, Naníbia, Lesoto, Moçambique, Essuatíni e Malawi. Essas nações também foram inclusas na lista divulgada por Biden.
Biden fez um convite aos países que participarão da próxima Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) para que renunciem à propriedade intelectual das vacinas de covid-19. “Solicitei esse pedido em abril. A notícia de hoje reforça a importância de avançarmos rapidamente neste assunto”, ressaltou Biden.
O presidente ainda fez um apelo para que os norte-americanos continuem, ou comecem, a se vacinar contra a covid-19. “As doses de reforço estão aprovadas para todos os adultos com mais de 18 anos, seis meses após a vacinação da segunda dose e estão disponíveis em 80 mil locais do país. São seguras e gratuitas. Vacinem-se para que tenham uma proteção adicional durante as férias”.
Darlan Azevedo / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels.com