Entenda tudo o que vai movimentar o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta quarta-feira (30), com o podcast Café do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo:
Avanço das ações da Vale e bancos impulsiona Bovespa
Na terça-feira, a Bovespa encerrou com uma marcante valorização, impulsionada pelo avanço das ações da Vale e do setor bancário. Os papéis da mineradora registraram uma alta significativa, impulsionados pela perspectiva de novos estímulos econômicos na China. Paralelamente, os bancos também contribuíram para o desempenho positivo da bolsa, uma vez que os temores em torno da mudança nos juros do supercapital próprio foram amenizados. Nesse contexto, o índice Ibovespa avançou 1,10%, alcançando a marca de 118.404 pontos. O dólar, por sua vez, encerrou o dia com uma queda de 0,45%, cotado a R$ 4,85.
Índices Futuros dos EUA recuam; Bolsas Europeias e Asiáticas apresentam desempenhos mistos
Hoje, quarta-feira, os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa, contrastando com a performance das bolsas na Europa e Ásia, que apresentam movimentos mistos. Os investidores estão atentos à divulgação da segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) americano no segundo trimestre, bem como aos dados de emprego da pesquisa ADP. Na China, os indicadores de gerente de compras (PMI) referentes a agosto estão sendo aguardados, pois podem oferecer maior clareza sobre a atual tendência de crescimento.
Desoneração da folha de pagamentos aprovada; Olhos voltados para indicadores nacionais
No cenário nacional, destaca-se a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do regime de urgência para um projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos em 17 setores da economia. Os investidores acompanham com atenção a geração de empregos formais em julho e a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de agosto. Esses indicadores são relevantes para compreender a dinâmica econômica do país e influenciar as decisões no mercado financeiro.