
Propostas vencedoras somaram R$ 115 mil
São Paulo, 05 de novembro de 2021 – Foram realizados hoje, na B3, dois leilões promovidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e pelo Ministério da Infraestrutura para arrendamento de áreas portuárias localizadas em Maceió (AL) e Areia Branca (RN).
Os leilões tiveram como objetivo a seleção da proposta mais vantajosa, com critério de maior valor de outorga, para a celebração de contrato de arrendamento de área e infraestrutura públicas localizadas dentro de porto organizado. O prazo de arrendamento é de 25 anos.
O primeiro leilão visava o arrendamento da área denominada MAC13, destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, especialmente açúcar, no Porto de Maceió/AL. A proponente vencedora foi EMPAT – Empresa Alagoana de Terminais, representada pela corretora Ativa Investimentos, que ofertou proposta de R$ 15 mil.
O segundo leilão foi arrematado pelo Consórcio Intersal, também representado pela corretora Ativa. A proposta vencedora foi de R$ 100 mil, para o arrendamento da área denominada TERSAB, situada no Terminal Salineiro de Areia Branca, Rio Grande do Norte, destinada à movimentação e armazenagem de granéis minerais, especialmente sal marinho.
O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, destacou que em 2020 e em 2021 serão realizados, ao todo, 22 leilões portuários. “Os leilões trazem investimentos e produtividade para o setor. Isso contribui para a geração de emprego e renda”, afirmou. Nery ressaltou, ainda, os seis leilões que acontecerão em 19 de novembro — duas áreas no Porto de Santos, uma no Porto de Porto Alegre, outra no Porto de Imbituba (SC), uma no Porto de Itaguaí (RJ) e a outra no Porto de Cabedelo (PB). As quatro últimas serão leiloadas na modalidade de arrendamento simplificado. “Menos burocrático, a figura do arrendamento simplificado certamente trará mais dinamismo ao setor portuário”, destacou.
“Os investimentos previstos para os dois terminais serão superiores a R$ 200 milhões de reais e estima-se que ao longo da vigência do futuro contrato sejam gerados mais de 3.000 empregos, o que evidencia a importância do projeto não apenas para a logística de cargas, mas também para o desenvolvimento da região e do país”, afirmou Daniel Sonder, CFO da B3.
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Com informações da assessoria de imprensa da B3