Com a redução das taxas de juros (Selic), investidores buscam alternativas mais rentáveis para seus investimentos até então “confortáveis” na renda fixa. Nesse contexto, os Fundos Imobiliários surgem como uma excelente opção, oferecendo rendimentos superiores e vantagens adicionais.
Em breve (sem data definida) acontecerá uma live exclusiva no canal do YouTube do Monitor do Mercado, em parceria com a Wise Investimentos | BTG Pactual, sobre o cenário atual e as principais oportunidades em Fundos Imobiliários.
A live contará com a participação de Caio Conca, sócio da Capitânia Investimentos e especialista nos fundos imobiliários (CPTS) e de Douglas Soave, sócio da Wise Investimentos.
O evento é 100% online e sua inscrição é gratuita, basta preencher o formulário e ficar ligado no canal do YouTube do Monitor do Mercado.
Potencial como opção de investimento
Os Fundos Imobiliários apresentam-se como uma forma estruturada de ingressar no mercado imobiliário, permitindo acesso a uma diversificada carteira de ativos sem a necessidade de comprar propriedades individualmente. Isso é, especialmente, um benéfico para investidores menos familiarizados com o setor imobiliário.
Vantagens além dos rendimentos
Além dos ganhos provenientes da valorização dos imóveis, os Fundos Imobiliários se destacam por oferecerem estabilidade nos rendimentos mensais. A distribuição de renda passiva através dos aluguéis garante previsibilidade e segurança, constituindo uma fonte confiável de ganhos regulares.
O que são fundos imobiliários?
Fundos imobiliários são um conjunto de ativos do mercado imobiliário. Neste caso, ao investir no fundo, você compra um pouquinho de cada ativo e lucra com aluguéis, vendas, construções, entre outros, periodicamente (normalmente todo mês).
Existem três tipos de fundos, os de tijolos, de papel e os híbridos.
Os fundos de tijolos investem em ativos materiais, ou seja, em imóveis. Seja investindo em terrenos, construções ou aluguéis. Já os fundos de papel compram ativos ligados ao mercado imobiliários: hipotecas, ações, cotas de outros fundos, letras de crédito imobiliário, etc. O híbrido mescla os dois.
O que faz um FII valorizar?
A valorização das cotas dos fundos imobiliários é impulsionada por dois principais fatores:
- Valorização dos imóveis: O valor patrimonial do fundo tende a crescer ao longo do tempo, à medida que os imóveis presentes em sua carteira se valorizam. Essa valorização é reflexo de fatores como o desenvolvimento econômico da região onde os imóveis estão localizados, melhorias na infraestrutura, aumento da demanda por espaços comerciais e outros aspectos favoráveis.
- Boas decisões da gestão: A gestão profissional dos fundos imobiliários desempenha um papel fundamental na busca por resultados positivos. A equipe de gestão é responsável por tomar decisões estratégicas, como aquisição de novos ativos em condições vantajosas, realização de melhorias e modernizações nos imóveis existentes, além de buscar novos locatários ou renegociar contratos de aluguel. Essas decisões visam a otimizar o desempenho do fundo e agregar valor às cotas.
Escolher fundos imobiliários com gestão competente e carteira diversificada pode ser uma estratégia inteligente para potencializar o crescimento do seu investimento ao longo do tempo.
A escolha cuidadosa é essencial para que você possa usufruir dos benefícios dessa modalidade de investimento.
Imagem: Divulgação