Os principais índices do mercado de ações norte-americano fecharam em alta, com o S&P 500 e o Nasdaq renovando recordes graças à forte performance do setor de tecnologia. A exceção foi o Dow Jones, que terminou o dia em queda após oscilar a sessão toda entre perdas e ganhos.
Os papéis de tecnologia e outras ações chamadas de crescimento lideraram o avanço de hoje, depois que o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse na sexta-feira que o banco central norte-americano não deve reagir de forma exagerada ao recente salto na inflação.
Uma taxa de juros baixa tende a impulsionar as ações de tecnologia, que muitas vezes são negociadas a preços altos, em parte porque os investidores esperam que esses papéis apresentem um forte crescimento no futuro. As ações da Apple subiram 3,04%, enquanto as ações da Microsoft avançaram 1,29%.
Na contramão, setores economicamente sensíveis como o financeiro e de energia perderam terreno à medida que as preocupações com a variante Delta da covid-19 continuam. As ações do JPMorgan Chase caíram 1,60% e as ações da Wells Fargo perderam 2,81%.
“A nova semana traz o final do mês e, com ela, uma série de dados econômicos, incluindo o relatório de emprego de sexta-feira, com os temas gerais permanecendo os mesmos: a propagação da variante Delta do coronavírus e seu impacto na recuperação econômica e o momento e o ritmo da redução da acomodação do Fed”, disse o economista chefe e estrategista global da ADM Investor Services, Marc Ostwald.
No mercado de dívida, os juros projetados pelos títulos de referência de dez anos do Tesouro norte-americano foram fixados em 1,284% depois de 1,311% na sexta-feira.
Confira a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos no fechamento:
Dow Jones: -0,16%, 35.399,84 pontos
Nasdaq Composto: +0,90%, 15.265,90 pontos
S&P 500: +0,43%, 4.528,79 pontos
Carolina Gama / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels.com