A taxa de câmbio no Brasil é “irreal” quando se leva em consideração o compromisso do Congresso com reformas econômicas e com o ajuste fiscal, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante evento promovido pela Esfera Brasil.
“Não existe esse dólar que estamos praticando no Brasil. Ele é irreal”, afirmou Lira. “Não aventamos a possibilidade de romper o teto [de gastos] para dar auxílio emergencial ou Auxílio Brasil. Não podemos permitir que o teto seja estourado em qualquer possibilidade. Não podemos permitir que juro futuro chegue a um limite que Brasil perca credibilidade de seus títulos para não conseguir rolar em leilões públicos a dívida imediata”, acrescentou.
Lira reiterou que o Brasil tem dado sinais de recuperação da economia e que a Câmara está avançando com reformas importantes e continuará neste sentido. “O entendimento é que que temos que continuar martelando, conversando e agindo no mesmo sentido, de segurança, responsabilidade fiscal”.
“No nosso campo, a política, a gente tem que trabalhar com responsabilidade, ordenamento, para que mercados se posicionem. Precisamos de calma, previsibilidade, de menos tensão”, afirmou.
Gustavo Nicoletta / Agência CMA (g.nicoletta@cma.com.br)
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem: Agência Brasil/ Fabio Rodrigues Pozzebom