As ações do Pão de Açúcar (PCAR3) despencam quase 20% nesta quarta-feira (23). Mas o número não pode ser motivo para preocupar os acionistas, já que a enorme rede de supermercados não está derretendo por causa de alguma crise. O que explica a queda é o surgimento de um outro papel, o EXCO32.
Um ativo de código EXCO32 apareceu na conta de investimentos de quem tinha ações do Pão de Açúcar e, no fim das contas, seu valor é justamente o que “evaporou” no preço das ações PCAR3.
É que no início deste mês, o Grupo Pão de Açúcar iniciou o processo de cisão com o Éxito, um supermercado colombiano que o grupo comprou em 2019. Até então, a participação do Pão de Açúcar na companhia era de 96,5%.
O processo de cisão implica em, literalmente, separar as duas companhias de suas listagens. E é isso que está acontecendo hoje.
Sabia que o Monitor do Mercado manda notícias e recomendações de investimento primeiro para alguns grupos de WhatsApp? É o serviço chamado Real Time. E você pode fazer parte desse time, que fica à frente do mercado financeiro. Clique aqui e garanta seu acesso.
Como os mercados se separaram, o capital social do Pão de Acúcar diminuiu em 1 bilhão de ações, ou, conforme o grupo calculou, R$ 7,133 bilhões.
A figura abaixo, divulgada em fato relevante da empresa, ilustra bem o processo.
Se você tem ações do Pão de Açúcar, não se preocupe, nenhum valor vai sair da sua carteira para pagar por esses novos papéis.
O grupo se desfez de 83% da participação do mercado, 53% irá para os investidores e o resto ficará para o grupo Casino.
O que eu faço com o EXCO32?
Se você olhar sua conta de investimentos, você poderá observar um novo código lá, o EXCO32. Ele não é uma ação propriamente dita. Na verdade, é um BDR do próprio Éxito. BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados de depósito de valores mobiliários, títulos emitidos no Brasil que representam outro título no exterior.
A PCAR3 diminui de valor, mas você recebe BDRs novos, correspondentes a quase todo o valor perdido.
“Quase todo” porque o mercado segue aberto, os investidores seguem comprando e vendendo as ações, então pode haver uma variação (positiva ou negativa) em relação ao andamento do próprio mercado.
Se você recebeu esse BDR na carteira, você terá opção de convertê-lo em ações do Êxito até 2 de outubro, sem taxa de cancelamento ou emissão.
Imagem: divulgação