O Ibovespa fechou com recuo de 1,07% e voltou ao patamar dos 117 mil pontos, após cair mais de 2,5% e renovar as mínimas seguindo o mau humor do mercado externo com os investidores temerosos em relação à variante delta do coronavírus e reflexo na economia mundial.Mas a maior cautela dos investidores fica por conta do mercado interno com os impasses no âmbito político e fiscal, e no aguardo da votação da reforma do Imposto de Renda (IR).
A fala do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, contribuiu para reduzir a queda do índice. Em um evento online promovido pelo Bradesco, Campos Neto reconheceu que existe grande ruído em relação ao novo Bolsa Família que faz com que haja elevação na expectativa de inflação.
O principal índice da B3 baixou 1,07%, aos 117.903,81 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em agosto apontou perda de 1,59%, aos 117.225 pontos. O volume financeiro foi de R$ 37,5 bilhões. Em Nova York, as bolsas encerraram no negativo.
Segundo o analista sênior Luiz Henrique Wickert, da plataforma de investimentos sim
em Nova York, que também foram para as mínimas no interdiário, mas “tem muitos temores internos da parte fiscal, política e a PEC dos precatório”.
O analista sênior da plataforma de investimentos sim atenção para a curva longa de juros que disparou para cima devido à política interna e explicou que “essa curva longa de juros têm impactado muito a nossa Bolsa e, principalmente nossas empresas de consumo”. O Banco Central (BC) afirmou que vai aumentar a os juros do País na próxima reunião do colegiado.
Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos, afirmou que o mercado está seguindo a tendência desfavorável das bolsas no exterior pelo aumento da variante delta, dados da China mais fracos e tensão no Afeganistão, mas “o grande fator que tem impulsionado essa queda nos últimos dias é o ambiente interno, com a dificuldade de votar a reforma tributária, o governo flertando com o rompimento dos gastos seja por conta do aumento de programas sociais ou enquadrar algum tipo de despesa traz desconforto para os investidores”.
Moliterno ressaltou que a Bolsa perdeu no pregão de hoje uma pontuação importante, chegou a mínima interdiária de 116247,81 pontos. “Com nesse cenário interno, as empresas de varejo têm sentido muito mais por conta de inflação e juros altos”.
O head de renda variável da Veedha acredita que a reforma do Imposto de Renda prevista par hoje deve ser mais uma vez adiada. O relator da proposta, Celso Sabino (PSDB-PA) alterou várias vezes o texto para poder complementar o setor empresarial e prefeitos e governadores.
Um fonte que não quis se identificar comentou que “muitos investidores estão liquidando termo com prejuízo”.
O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano, Jerome Powell, deu poucas pistas em relação à retirada de estímulos na economia do país, mas mantém preocupação com o mercado de trabalho.
Mais cedo, as vendas no varejo nos Estados Unidos registraram queda de 1,1% em julho ante junho, decepcionando os analistas que esperavam recuo de 0,2%. Já a produção industrial subiu 0,9% em julho em comparação com junho e a estimativa do mercado era alta de 0,5%.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Piqsels.com